top of page

Motricidade Orofacial

Mastigação Alterada

Durante a alimentação, a criança exercita a musculatura orofacial e estimula o crescimento da face. Desta forma, a sucção e a mastigação adequadas evitam alterações dentárias e dificuldades na movimentação de estruturas como lábios e língua, fundamentais para a produção dos sons da fala.

 

A mastigação ineficiente dos alimentos é feita muitas vezes com os lábios abertos, de forma mais rápida, ruidosa e desordenada. Esse tipo de mastigação leva a problemas digestivos e engasgos pela incoordenação da respiração com a mastigação.

 

Após a mastigação, o indivíduo necessita engolir. A deglutição atípica apresentam as seguintes alterações: projeção anterior da língua, presença de ruído; contração dos músculos que ficam em volta da boca; movimentos associados da cabeça, entre outros.

Quando o indivíduo respirar pela boca, essa dificuldade aumenta pois a boca está cheia; o indivíduo precisará escolher se mastigará ou respirará. Em geral, esses indivíduos podem apresentar falta de apetite, menor força para mastigar e dificuldades para engolir. Em virtude disto, prefere alimentos mais moles e utiliza o líquido junto com os alimentos para auxiliar. A alimentação do respirador oral também pode ser prejudicada por causa da diminuição do olfato (cheiro) e do paladar (gosto). Em consequência das alterações de mastigação, olfato e paladar o indivíduo pode ter redução do apetite, alterações gástricas, sede constante, engasgos, palidez, inapetência, e perda de peso com menor desenvolvimento físico ou obesidade.

A alteração de mastigação e deglutição também é encontrada em indivíduos que utilizam aparelhos ortodônticos e não apresentam equilíbrio entre a força de língua e lábios que exercem nos dentes. Marque uma consulta para avaliarmos a funcionalidade da musculatura orofaciais.

bottom of page