Audiologia
In-ears
A valor máximo de som que uma pessoa pode ter contato sem prejudicar seus ouvidos é de 80 a 85 decibéis. Em um show de rock essa escala sonora pode chegar a 115 decibéis. Impressionante, né?
A rotina de um músico profissional exige bastante do canal auditivo. Com shows, gravações, contato com instrumentos de alta frequência, muitos adquirem problemas de audição que prejudicam o trabalho. A exposição constante ao ruído pode causar perda auditiva, como surdez e zumbidos nos ouvidos.
A maior parte dos músicos não têm orientação sobre a melhor forma de cuidar da audição. Uma recomendação são os protetores auditivos, que permitem a audição do som original atenuado, mas sem mudar a qualidade.
Outra opção é o uso dos fones “in-ear”, que reproduzem o som exterior com fidelidade. Seu isolamento é adaptado para receber retorno sonoro com clareza e livre de interferências, em um volume seguro.
A ferramenta já é uma velha amiga de músicos profissionais, ideal para dias de show.
Caso tenha interesse em adquirir um, é possível realizar agendamento para avaliação em Santana, zona norte de São Paulo.